quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O que é Furúnculo?

Furúnculo é uma infecção causada por bactéria, que causa a necrose (destruição) do folículo pilossebáceo (cavidade onde nasce o pêlo). SintomasA lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido, quente e centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus. Com a evolução do quadro, ocorre o rompimento do nódulo, geralmente cicatrizando e deixando uma marca escura no local.As lesões são mais freqüentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas. Os furúnculos podem sair em qualquer parte do corpo que tenha folículos de pêlo e são mais freqüentes nos homens que nas mulheres. Podem ser resultado do uso de algum ungüento gorduroso na pele, o qual fecha o folículo, ou podem ser causados também pelo uso de roupa justa, que fica em atrito com o folículo de pêlo. O tamanho do furúnculo depende da profundidade da infecção, ou da profundidade do folículo de pêlo infectado. Quanto mais profunda é a infecção, maior será o furúnculo.FurunculoseQuando os furúnculos ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e está associada a uma deficiência do organismo em evitar a infecção do folículo.Quando várias lesões surgem simultaneamente, próximas e interligadas, e há a formação de focos múltiplos de necrose, principalmente na região da nuca, o quadro recebe o nome de antraz.A doença é uma inflamação aguda da pele e do tecido celular subcutâneo e é mais freqüente em pessoas de idade avançada. Pacientes com diabetes estão mais propensas desenvolverem a doença. TratamentoO tratamento é feito através de incisão, drenagem e antibióticos. Nos casos muito dolorosos e com superfície amolecida, pode ser feita a drenagem da lesão, com alívio imediato da dor. Além disso, há algumas providências que o paciente deve tomar, como aplicar compressas mornas no local algumas vezes ao dia. Esse remédio caseiro vai fazer com que o furúnculo se abra ou que se absorva internamente. O calor aumenta o fluxo do sangue na área, o que vai ajudar o corpo a lidar com as toxinas e limpar a infecção.Além disso, o furúnculo não deve ser arrebentado, mas apertado com suavidade quando se rompe, para que o restante de pus seja eliminado. Depois que ele se rompe, geralmente seca e desaparece em alguns dias. O furúnculo também deve ser coberto para proteger a abertura contra uma nova infecção e para evitar que o líquido da drenagem suje a roupa.

10 comentários:

  1. Nossa isso e ruim , doi muito nunca queira ter um desse para faltar da escola !

    ResponderExcluir
  2. Nossa saiu um em mim dentro da vagina doeu demais

    ResponderExcluir
  3. Putz, pensei que era só comigo. Tive dois simultaneamente no penis, o médico disse que era uma doença venérea chamada cancro duro, ou crista de galo. Ainda bem que li esta matéria. Vou procurar outro médico.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho um piqueno do lado da sobrancelha mais nao tenho certeza se é isso, mais é quase a mesma coisa e ja exprimi umas 4 vezes e mesmo assim ele volta¬¬

    ResponderExcluir
  5. Tenho vários na vigília não aguento mas

    ResponderExcluir
  6. Tenho vários na vigília não aguento mas

    ResponderExcluir
  7. já tive um furunculo na parte mas interna da vagina foi muito doloroso agora tou com medo que volte pois estou sentindo o mesmo simtoma como da primeira vez será que pode voutar?

    ResponderExcluir
  8. já tive um furunculo na parte mas interna da vagina foi muito doloroso agora tou com medo que volte pois estou sentindo o mesmo simtoma como da primeira vez será que pode voutar?

    ResponderExcluir